www.pauloalceu.com.br
Paulo Alceu, coluna atualizada diariamente.
página inicial   newsletter   contato   biografia   publicidade
canais



pesquise
Coluna interna
Imigração e os interesses
2015-05-26

Receber os haitianos no Brasil tinha por interesse do governo o reconhecimento mundial de um gesto humanitário visando uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU. O Brasil vinha pleiteando esse lugar desde Lula presidente. O terremoto em 2010 que levou mais de 35 mil vidas no Haiti colocou o Brasil no patamar de um país preparado para a imigração. Na verdade somos uma terra de imigrantes e temos essa história multifacetada riquíssima. Só que o tempo tirou do Brasil a condição de alcançar o Conselho de Segurança. A partir daí houve digamos uma espécie de desinteresse, deixando acontecer todo esse processo numa demonstração de total irresponsabilidade e falta de critérios humanitários. Do altruísmo inicial e com toques de desinteresse para uma política incompleta e mesquinha.Agora estamos diante de uma situação delicada e que começa a ficar descontrolada, pois não há uma política definida que atenda aos haitianos e senegaleses. Não dá para jogar de prefeitura em prefeitura, sem um planejamento. Eles os haitianos não são o problema, pedem apenas ajuda depois de todo o sofrimento que passaram. O problema está em Brasília, novamente.


Indignação
2015-05-26

O desabafo é de um médico que ao ver a precariedade do atendimento no Hospital Infantil Joana de Gusmão, ao filho do irmão, ficou revoltado. Não há medicamentos básicos disponíveis. O paciente tem que comprar na farmácia fora do Hospital. O médico plantonista não tem condições humanas de dar atendimento a todos. O serviço de quarto é precário e incompatível com um hospital. Ou seja, há muito por fazer dando uma sensação de sucateamento.


Pressão
2015-05-26

“Eu sou daqueles que não trata o mesmo assunto duas vezes,” declarou dias atrás para a coluna o senador Dário Berger referindo-se a indicação do irmão Djalma Berger à presidência da Eletrosul. Mas pelo visto não é bem assim o tema continua em evidência e sob pressão nos bastidores de Brasília. Berger cobra um acordo apoiado por lideranças do PMDB. E há quem garanta que o irmão ocupará o comando da empresa, que tinha como indicação técnica e de alto conhecimento do setor o ex-ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, uma presidência longe de acordos políticos e que só enalteceria a empresa.


Alerta
2015-05-26

Para o deputado Pedro Uczai o projeto da terceirização que está sendo apreciado por um colegiado de senadores, depois de aprovado pela Câmara, no final de abril, retira direito dos trabalhadores. Para Uczai setores conservadores do Congresso tentam fragilizar as relações de trabalho. Há controvérsias, mas o parlamentar do PT considera um retrocesso e que num momento de crise as atenções deveriam ser outras visando a construção e não a desconstrução.


Fiscais
2015-05-26

O vereador Ed lançou um aplicativo denominado “De Olho na Cidade”. Tendo a colaboração da população, o vereador do PSB reunirá na nova plataforma alertas sobre ruas esburacadas, sinais de transito sem operação, falta de energia e assim por diante. Uma maneira de em conjunto com a sociedade construir soluções para a cidade. Ou seja, todos serão fiscais de uma Florianópolis melhor. Não deixa de ser uma colaboração...


Contraponto
2015-05-26

Não coloquem na mesma mesa o comandante da PM e o deputado João Amin. O coronel Paulo Henrique Hemm criticou com veemência o projeto de lei do parlamentar do PP reduzindo a altura dos policiais. Hemm defende que há outros projetos mais indicados para fortalecer a segurança pública. João Amin reagiu: “Sou deputado estadual eleito pelo voto da população, diferente do que acontece com o comando da PM, e tenho autonomia para fazer as proposições que julgo pertinentes. Todavia, as propostas que tramitam no Parlamento seguem o rito necessário, sendo as comissões de mérito e o Plenário do Poder Legislativo - que é independente - os lugares ideais para aperfeiçoar, aprovar ou mesmo sepultar projetos.” Amin reforça que sua proposta está baseada nos critérios adotados pelo Exército – Lei Federal 12.705.


Confirmado
2015-05-26

O coronel Nazareno Marcineiro, ex-comandante da PM, vai comandar a Força Nacional de Segurança, em Brasília. A posse será em junho, dia 16. O governador Colombo recebeu a confirmação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Nazareno considerou como um reconhecimento ao seu trabalho e um desafio.


Desencontro
2015-05-26

Pois é, há uma espécie de ruído entre o governo do Estado e as prefeituras de São José e Palhoça. O comentário é de que vem aumentando consideravelmente o número de preços nos dois municípios, que reagem contra a instalação de uma Central de Triagem. E ambos os prefeitos são do PSD, partido do governador. No Centro Administrativo costuma-se ouvir que está faltando apoio ao próprio governo.


Zum-Zum
2015-05-26

Não faz muito tempo que o nome da ex-deputada Angela Amin estava mais em evidência como candidata à prefeitura de Florianópolis em 2016. Agora voltou ao cenário do “zum-zum” que o PP estará firme com Cesar Júnior. Daí os argumentos são os mais variados e disponíveis no mercado. Compra quem quiser. Um deles é de que com segundo turno Angela Amin não concorreria a prefeitura. Acabando o segundo turno é diferente. Outra avaliação é de que está em questão o futuro de João Amin. Uma derrota à prefeitura poderá comprometer a reeleição do filho à AL. Enquanto isso, o casal continua fazendo, com sucesso, kafta em festas beneficentes.


Futuro
2015-05-26

Começa amanhã e vai até sexta-feira em Florianópolis o 37º Fórum Nacional dos Juizados Especiais. Estarão por aqui mais de 400 magistrados de todo o país avaliando e aprimorando a atuação dos juizados de pequenas causas. A desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, subcoordenadora de Juizados Especiais, prepara os detalhes sobre o evento que tende a buscar evoluções onde a meta principal é dar maior agilidade as decisões. Futuro promissor.


A vida segue

Possuímos atualmente a quarta maior população carcerária do mundo. Não serve como elogio, e sim como preocupação. O combate à criminalidade não se concentra no encarceramento.
2015-05-26




reportagem


Desativado

Enquanto estiver sendo efetuado o serviço de atualização do site este espaço será interrompido, voltando em breve. Obrigado
(leia mais)
artigos


Desativado
Enquanto estiver sendo efetuado o serviço de atualização do site este espaço será interrompido, voltando em breve. Obrigado
(leia mais)



Todos os direitos reservados - Paulo Alceu - www.pauloalceu.com.br
Criação e desenvolvimento: lagaporcilla