www.pauloalceu.com.br
Paulo Alceu, coluna atualizada diariamente.
página inicial   newsletter   contato   biografia   publicidade
canais



pesquise
Coluna interna
Posse e operações policiais
2015-07-29

Pois é, duas operações policiais acabaram dividindo as atenções na posse da nova diretoria da Eletrosul. Uma delas a Operação Trojan, que investiga fraudes na prefeitura de Florianópolis e que alcançou o empresário Dilmo Berger, irmão do novo presidente da empresa, Djalma Berger, que assume depois de um acordo político coordenado pelo outro irmão, o senador Dário Berger. Dilmo é suspeito de ser beneficiado com dados falsos inseridos no sistema do setor imobiliário. A outra é a 16ª fase da operação Lava Jato, desta vez, chegando a Eletronuclear, ligada a Eletrobrás. Segundo o juiz Sérgio Moro “os investigados se associaram para praticar em série crimes de gravidade.” Há provas relevantes de fraude em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro. Essa gente recebia propina de quatro, cinco milhões. Dinheiro que a imensa maioria dos trabalhadores brasileiros morre e nunca consegue alcançar, nem de longe. A não ser no sonho de uma fezinha na mega sena. Citando essas duas operações, do momento, dá para afirmar que a podridão no país se espalhou de tal forma provocando o desespero de políticos acusando a Polícia Federal de falta de controle. Que bom que não há controle político na Polícia Federal que junto com o Ministério Público e a Justiça realiza um trabalho isento e eficiente, começando uma assepsia ao afastar esses germes produtores de uma corrupção que mais parece uma pandemia. O lado bom é que, pelo menos, estão abalroando gente que se sentia imune e impune. Longe do ideal, mas melhorando.



Inovação
2015-07-29

Durante passagem por Florianópolis o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, anunciou uma parceria com Santa Catarina onde o governo federal oferece recursos para a compra de equipamentos de tecnologia para os policiais e em troca o Estado fornece o sistema Mobile para todo o país. Esse sistema foi desenvolvido pela Polícia Militar catarinense dando maior poder de informação. É composto por um tablet e uma impressora adaptados no veículo. O projeto piloto está desde março sendo testado em Balneário Camboriú.


Criatividade
2015-07-29

Durante o Primeiro Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios, que teve início ontem, em Florianópolis que trata da captação de recursos de projetos financiados junto ao governo federal e estadual, o presidente da Fecam e prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, a necessidade, principalmente num cenário de crise no país, da criatividade e capacitação para buscar recursos junto a todas as esferas. Lembrou que as receitas municipais são insuficientes para atender as demandas da população, e os repasses cada vez mais reduzidos. Caramori destacou que a Fecam criou um corpo técnico para auxiliar os municípios para que instalem escritórios de projetos, e com isso conquistem mais verbas.


Fato
2015-07-29

Enquanto os vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, amargam atrasos em pagamentos e complicações financeiras, Santa Catarina vem conseguindo superar as dificuldades de caixa tornando-se um diferencial, distanciando-se também do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, que arranham a quebradeira. Mas não dá para negar diante de números e fatos que essa qualificação se deve a um governo de profissionais competentes atuando com foco e determinação. Nem tudo, no setor público, é crítica e suspeita.


PMDB
2015-07-29

Com reuniões que começam hoje e vão até sexta feira no Alto Vale o PMDB completará 150 encontros municipais só este ano. Um extenso roteiro visando as eleições de 2016 voltado ao fortalecimento das bases. “O PMDB está pavimentando a eleição do próximo ano com bases firmes e de forma extremamente organizada”, afirmou o presidente da sigla, Valdir Cobalchini


Crise x presente
2015-07-29

Será que os pais, homenageados no dia 9 de agosto, serão prejudicados por conta da crise? Ficarão sem presentes? Uma pesquisa da Fecomércio SC indicou que 57,4% dos pais catarinenses, que forem presentados, deverão ganhar itens de vestuário. Em segundo lugar na preferência dos filhos estão perfumes e cosméticos alcançando 12,2% seguido de perto de calçados com 12,1%. Os eletrodomésticos ficaram mais distantes, assim como os livros e celulares. Por sinal livro não é presente de Dia dos Pais. A pesquisa mostrou que apenas 1,4% dos filhos dariam como presente um livro. E dentro do espírito da crise os shoppings estão em plena promoção para atrair clientes. O Iguatemi, por exemplo, somando R$ 100,00 em compras o cliente concorre a tablets e pode curtir uma corrida num simulador de Stock Car.


Coincidência?
2015-07-29

Exatamente na posse da nova diretoria da Eletrosul o governador Raimundo Colombo viajou para São Paulo para participar de uma feira de agropecuária. Conflitos de agenda, deve ser...


E agora?
2015-07-29

“O dólar vai se estabilizar em patamar a ser definido pelo mercado.” Frase do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, do governo Dilma. A gente tá bem, né?


Opinião
2015-07-29

Segundo o senador Dalírio Beber a crise política e econômica que o governo Dilma Rousseff vem enfrentando poderá se transformar em crise institucional. “O governo Fernando Henrique pode ter enfrentado também uma crise de popularidade, mas nunca de credibilidade.”


Realista
2015-07-29

Para o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, que diariamente se reúne com o governador Raimundo Colombo para juntos analisarem dados sobre a arrecadação e a realização de despesas, existe sim a possiblidade real da crise alcançar Santa Catarina. “Não somos uma ilha, costumo dizer isso com frequência. Caso a crise nacional se prolongar poderá, sim, nos atingir, embora o Estado tenha mantido seu investimento público com projeção de um PIB de 1,5%, enquanto o país deverá ficar com 2% negativos.”


Complicado
2015-07-29

Apesar da crise que vem se agravando Santa Catarina ainda mantém índices positivos. Mas no quesito emprego, que vinha sendo um diferencial no país, no mês passado não foi criada nenhuma vaga. Além disso, para piorar, teve o fechamento de vagas.


A vida segue

Cargos no governo priorizam acordos e negociações em detrimento de qualificações e competência. E só verificar em volta, onde pressões políticas comprometem, muitas vezes, um trabalho de eficiência. Lamentável.
2015-07-29




reportagem


Desativado

Enquanto estiver sendo efetuado o serviço de atualização do site este espaço será interrompido, voltando em breve. Obrigado
(leia mais)
artigos


Desativado
Enquanto estiver sendo efetuado o serviço de atualização do site este espaço será interrompido, voltando em breve. Obrigado
(leia mais)



Todos os direitos reservados - Paulo Alceu - www.pauloalceu.com.br
Criação e desenvolvimento: lagaporcilla